SEGUNDA-FEIRA, 25 DE MAI DE 2020
Untitled Document
NOTICIÁRIO - GERAIS
17 DE FEVEREIRO DE 2020
Detran-MG suspende alguns serviços nesta segunda-feira;

Por causa de mudança de padrão de placas, o Detran em Sabará não vai fazer vistoria, emplacamento nem emitir documentos de veículos nesta segunda-feira (17). A previsão é de retomada na terça-feira.

Os serviços de vistoria, emplacamento e emissão de documento de veículos estarão suspensos nesta segunda-feira (17) pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). O motivo é a conclusão, amanhã, da transição para as placas padrão Mercosul.

De acordo com o órgão, a previsão é que o sistema volte a funcionar normalmente na próxima terça-feira (18). A interrupção ocorre porque o sistema de informática da instituição precisará passar por uma adequação e nenhuma transação poderá ser feita durante o período.

As transferências de propriedade que venceram na sexta-feira (14) e na segunda-feira (17) terão prazos prorrogados pelo mesmo período da atualização do sistema.

O Detran-MG também informa que processos que começaram até quinta-feira (13/02), com ficha de cadastro emitida, poderão ser protocolados na Divisão de Registro de Veículos (DRV), em Belo Horizonte, e nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretran), no interior.

Mudança de placa será gradual

Os compradores de veículos novos poderão escolher combinações alfanuméricas, como já acontece atualmente. Hoje, escolher a numeração final da placa não tem custo, porém a personalização da sequência inteira sim.

A combinação deve seguir o padrão estabelecido nacionalmente (ABC1D23), assim como as particularidades de emplacamento de cada estado da nação.

Aparência da placa Mercosul

A sequência alfanumérica da placa Mercosul terá a cor preta para carros particulares e vermelha para carros comerciais ou de aprendizagem. Os veículos especiais circularam com a placa de cor verde, enquanto os oficiais, de cor azul. A cor amarela estará presente para os carros diplomáticos ou consulares, e cinza para os automóveis de coleção.

Além dos veículos zero quilômetro que devem passar a seguir este padrão de emplacamento, a obrigatoriedade da placa Mercosul não atinge os veículos que já estão em circulação. Entretanto, aqueles que necessitam de algum tipo de alteração ou substituição na placa deverão adotar o novo formato a partir da data estipulada.

O padrão já foi adotado por alguns países-membros do Mercosul. Na Argentina, a placa começou a ser utilizada no formato AB 123 CD e na faixa azul da placa – oficial para todos os países, foi colocado o nome República da Argentina.

No Uruguai, o padrão utilizado é o anterior (ABC 1234), porém seguindo as características de cor, desenho e formato do Mercosul. Na faixa azul está o nome do país como identificação.

Validade

A adoção do novo padrão de placas de identificação veicular (PIV) vale a partir da segunda-feira (17). O modelo, chamado de padrão Mercosul, será obrigatória no primeiro emplacamento. Veículos com a placa antiga ainda podem circular.

A transição para o novo padrão também será exigida quando houver transferência de estado ou município, além de mudança de categoria, perda, furto, roubo ou dano à placa antiga.

A nova placa apresenta fundo branco com uma faixa azul na parte superior como padrão. O logotipo do Mercosul, a palavra Brasil e a bandeira do país também são novidades.

Fonte: Estado de Minas

GERAIS
27 DE NOVEMBRO DE 2019
Rede de Notícias do Sindijori MG
05 DE FEVEREIRO DE 2020
Um mar de lama
27 DE ABRIL DE 2015
Rede Sindijori de Comunicação
18 DE OUTUBRO DE 2016
19 DE JUNHO DE 2019
REDE DE NOTÍCIAS SINDIJORI
02 DE MARÇO DE 2020
Rede de Notícias do Sindijori MG
30 DE SETEMBRO DE 2019
Rodada Empresarial IFMG
07 DE MAIO DE 2020
Prazo para pagamento do IPVA
04 DE OUTUBRO DE 2019
Planejamento sucessório em debate
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados