DOMINGO, 16 DE FEV DE 2020
Untitled Document
NOTICIÁRIO - SOCIAIS
06 DE FEVEREIRO DE 2020
Nasce uma Estrela

No dia 24 de janeiro Sabará estava arrasada. Justamente nesse dia a Emanuelle percebeu que a sua filhinha Aruna estava para chegar. E começou a viver momentos de pânico. Não havia como procurar uma maternidade em Belo Horizonte. Sequer havia como chegar à UPA. A enchente bloqueara o caminho. Outra opção seria Caeté. Também a estrada estava obstruída. Restava a Santa Casa de Sabará. Atualmente, não se fazem partos ali. Mas o caso era de extrema urgência. No dia 25, sábado, às 4 horas da madrugada, Emanuelle entrou em trabalho de parto. Aruna veio ao mundo às 8 horas da manhã, fato que não acontecia há vários anos naquele hospital.

Um pouco de história

Primeiro foi construída a Santa Casa. Fruto de uma luta grandiosa que teve como protagonistas vários sabarenses idealistas, dentre eles Abreu Guimarães e Zoroastro Passos. Depois, a Companhia Mineira, a primeira usina de aço da América Latina, e criada em Sabará, passou para as mãos de um grupo estrangeiro. Em 1917 passou a chamar-se Companhia Siderúrgica Belgo Mineira.

Os belgas transformaram a cidade. Construíram casas para os operários, criaram o Esporte Clube Siderúrgica - duas vezes campeão mineiro - o Cravo Vermelho, o Clube Campestre Scharlé, uma farmácia, armazém para os operários (chamado cooperativa) e a Maternidade Louis Ensh, nome dado a ela em homenagem ao diretor que a construiu. Ali várias gerações de sabarenses nasceram. Com o passar do tempo a Santa Casa e a Louis Ensh fundiram-se num só estabelecimento. Depois, a maternidade deixou de existir. As mamães sabarenses foram obrigadas a procurar, fora do município, local para terem suas crianças.

Esperança

Quando Emanuelle deu entrada na Santa Casa, uma equipe a recebeu de forma tão carinhosa quanto competente. Passemos a nomear esses nobres profissionais:

Médico: Dr. Sávio Soares Morato

Supervisora: Soraya Martins

Técnicas: Mariane Rossi, Cristina Bonsucesso, Lidiane Fátima Lopes, Joana D’Arc Gonçalves e Bruna Caligiorne.

A Folha de Sabará parabeniza e agradece a equipe por ajudar a trazer ao mundo a sabarensezinha Aruna. Na Bíblia, o profeta Isaías diz, anunciando o nascimento do Salvador: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz”. Tomara que a Aruaninha seja a luz de que precisamos para trazer uma maternidade para a nossa cidade.

Luiz Alves

SOCIAIS
06 DE FEVEREIRO DE 2020
Nasce uma Estrela
02 DE ABRIL DE 2015
Campanha Eu amo minha mãe!
31 DE OUTUBRO DE 2019
Festa para um legado
21 DE JULHO DE 2019
Rotary Club tem novo governador
31 DE OUTUBRO DE 2019
Olhando para o Futuro
03 DE DEZEMBRO DE 2019
Eleição do Conselho do Fundeb
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados