QUINTA-FEIRA, 02 DE JUL DE 2020
Untitled Document
NOTICIÁRIO - POLÍTICA
05 DE FEVEREIRO DE 2020
Prazo da revisão biométrica é prorrogado para 06 de março

Faltando menos de um mês para o fim do prazo para que os eleitores de 62 cidades mineiras façam o cadastro de biometria obrigatório, mais de 1 milhão de pessoas ainda não foram até os cartórios eleitorais para regularizar a situação. O TRE-MG decidiu adiar para 06 de março o encerramento dos trabalhos de revisão biométrica em 62 municípios mineiros. A informação está no Provimento da Corregedoria nº 001/2020 (formato PDF), que será publicado no Diário da Justiça Eletrônico de terça-feira (04).

A decisão foi tomada em virtude de nos dias 15 e 16 de fevereiro, último fim de semana antes do fim do prazo revisional, haver uma manutenção da infraestrutura do cadastro eleitoral, com indisponibilidade de sistemas associados a ele, em âmbito nacional. A reta final do atendimento aos eleitores poderia ser prejudicada, em função da impossibilidade de serem realizados plantões nessas datas.

Com a medida, eleitores de 62 municípios (formato PDF) têm até o dia 06 de março para procurarem um cartório eleitoral ou posto de atendimento e fazerem o recadastramento biométrico. Quem perder esse prazo terá o título de eleitor cancelado e não poderá votar enquanto não regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral.

Segundo o TRE-MG, eleitores de 259 cidades mineiras só poderão votar por meio da identificação digital neste ano, incluindo os 1.055.903 cidadãos que têm até mês que vem para regularizar o documento.

Em números absolutos, Sabará, é um dos municípios com o número de eleitores a serem regularizados. Com dados atualizados do dia 30 de janeiro dos 94.640 cidadãos aptos a votar na cidade, 34.705 ainda não fizeram a revisão biométrica, o que representa 36,73% do total.

Quem não comparecer à revisão biométrica terá o título de eleitor cancelado e não poderá votar enquanto não regularizar a situação, inclusive se tiver o voto facultativo (menores de 18 e maiores de 70 anos). O prazo final para atualizar o documento é 6 de maio.

Com o título cancelado, além de não poder votar, o eleitor não consegue ser empossado em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, contrair empréstimos em instituições de crédito mantidas pelo governo, participar de concorrência pública nem praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Como fazer a Biometria

O Cartório Eleitoral alerta ainda que o recadastramento biométrico pode ser agendado pelo número 148 Disque – Eleitor ou pelo site do TRE (WWW.tre-mg.jus.br). Depois é só comparecer no endereço indicado, o dia e horas marcados. Os documentos necessários são um documento oficial de identificação com foto, comprovante de endereço, titulo eleitoral e CPF e comprovante de quitação com serviço militar (para os eleitores do sexo masculino, acima de 18 anos, que forem fazer o título pela primeira vez).

O Cartório Eleitoral de Sabará está localizado na Rua Dom Pedro II – 218-Centro e o atendimento é de segunda a sexta de 10h às 18h.

POLÍTICA
04 DE OUTUBRO DE 2019
É legal, mas é imoral!
27 DE DEZEMBRO DE 2019
PM fecha 2019 com balanço positivo
29 DE JUNHO DE 2020
Por onde andam os vereadores?
26 DE DEZEMBRO DE 2019
Prefeitura fecha 2019 com conquistas
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados