TERÇA-FEIRA, 23 DE JUL DE 2019
Untitled Document
NOTICIÁRIO - RELIGIÃO
30 DE JUNHO DE 2019
Tradicionais tapetes marcam celebração de Corpus Christi

No último dia 20 de junho foi festejado o feriado de Corpus Christi, festa católica que celebra o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e sangue de Jesus. Os tradicionais tapetes que enfeitam as ruas da cidade simbolizam o caminho e a peregrinação de Jesus.

Mais uma vez os fiéis comparecerem para assistir a missa que foi realizada no Adro da Igreja Nossa Senhora do Rosário e depois seguiram em procissão pelas ruas da cidade. O grande destaque são os tapetes de serragem que são fruto de um trabalho voluntário feito ainda no dia anterior por fiéis que mantem uma forte tradição ao longo dos anos.

Nem mesmo o frio durante a noite anterior a celebração é um obstáculo para os fiéis que trabalham na confecção dos tapetes. É um trabalho minucioso feito com muito carinho pelos próprios moradores e que chama a atenção de todos que passam pelo local.

A moradora Mônica Dolabela, 61, faz esse trabalho há mais de 20 anos ao lado das irmãs e diz que é uma tarefa gratificante porque tudo é feito para Deus. “O Corpus Christi é o ápice da igreja. Quando a gente vê os tapetes prontos fica até emocionada porque é maravilhoso”, diz Mônica.

Quem também contribui na confecção dos tapetes é Silvânia Starling que participa desde a infância. Ela lembra que o material utilizado antigamente era outro, e os tapetes eram feitos com flores e folhas. Agora tudo é feito com serragem que vem em várias cores. Silvania afirma que é importante passar essa tradição para as próximas gerações e destaca o envolvimento das crianças que se divertem ajudando. “Eu digo para as crianças que estão participando que elas precisam assumir. Às vezes a gente pensa que é mais complexo e eles encontram outros caminhos porque são criativos”, disse Silvânia.

Magda Maria Rossi é mais uma moradora que sempre está presente na confecção dos tapetes. Para ela, o fato de Sabará ser uma cidade histórica forma um contexto ainda melhor com os tapetes. “A gente que acredita em Cristo faz tudo de coração e isso te traz muita alegria, só coisas boas”, finaliza Magda.

RELIGIÃO
18 DE DEZEMBRO DE 2015
Papa Francisco completa 79 anos
05 DE JULHO DE 2019
O santo querido do povo
09 DE MAIO DE 2019
40 anos de fé e tradição
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados