TERÇA-FEIRA, 23 DE JUL DE 2019
Untitled Document
NOTICIÁRIO - EDUCAÇÃO
28 DE DEZEMBRO DE 2018
Novo Mundo: 30 anos de aprendizado e amor

O Centro Pedagógico Novo Mundo completou em 2018 três décadas de existência. A escola faz parte da vida de muitos sabarenses e vem atravessando gerações ensinando a criançada a ler, escrever, somar, brincar, respeitar e amar.

Para comemorar essa data tão importante, pais e alunos tiveram um dia especial na escola. Na tarde do dia 29 de novembro aconteceu o já tradicional Chá com Poesia, em sua oitava edição. Dessa vez a criançada e seus familiares se encantaram com a apresentação do grupo Cantarolê, que fizeram a festa recitando as poesias e ainda com muita música, história e brincadeiras. Os pequenos também tiveram a oportunidade de serem artistas por um dia, sob a orientação do artista plástico Sérgio Pacheco os alunos pintaram vários murais no muro da escola. A tarde terminou com um delicioso lanche e com a visita do Padre Nivaldo que foi ao local e abençoou o Novo Mundo e todos presentes.

Início da história

Fundado pela pedagoga Maria das Graças Ferreira, a tia Bia, no bairro Morada da Serra, o Novo Mundo nasceu quando Wagner, filho de tia Bia entrou na idade escolar, a sua meta era educar seu próprio filho e traçar aquilo que acreditava. “Ele foi o que me impulsionou a fazer da escola o espaço que eu vivo hoje e que sou feliz nele”, diz. O então, pequeno Wagner, foi também importante na escolha do uniforme. “O amarelo era cor que ele mais gostava quando criança, então decidi que o uniforme seria amarelo”, conta.

Além do filho, Bia teve outro incentivo, que foi fundamental não só na decisão de abrir a escola, mas na escolha de sua profissão: seus pais. Ela diz que a mãe criou as filhas incentivando a serem professoras, pois não queria que as meninas ficassem como ela e o pai que não puderam vivenciar o mundo da escola. “A minha mãe achava importante que nós (filhas) déssemos a oportunidade para outras crianças aprenderem a ler e escrever, oportunidade essa que ela não teve”, ressalta.

O ensinar sempre esteve na vida de Bia, tanto que ainda muito nova, a menina já dava aulas particulares no fundo de casa para os vizinhos. “Toda minha vida o sonho foi esse e o Novo Mundo veio para completar esses anseios da vida humana”, diz.

A escola começou com a Educação Infantil, logo a comunidade na Morada da Serra, abraçou a ideia e as crianças passaram a frequentar o Novo Mundo. Depois de um tempo mudou para o prédio, onde hoje funciona o sindicato, na Praça Getúlio Vargas e finalmente chegou no local onde está hoje, na centro da cidade.

Os anos foram passando, os ideais foram ficando mais arrojados e o Novo Mundo foi se especializando. Bia procurou a psicanálise, pois percebeu a necessidade para lidar com crianças e famílias tão diferentes umas das outras. Hoje a escola atende do berçário ao quinto ano, possui profissionais capacitados para trabalharem com as crianças, mas apesar de todas as transformações a premissa do Novo Mundo continua a mesma; sempre trabalhar o humano. “Eu acredito que nosso trabalho é baseado no humano. Primeiro ponto do Novo Mundo é o vínculo afetivo. Acredito que qualquer espaço onde você deixar o seu filho e perceber o humano, essa relação de afeto, de cumplicidade, de lei, amor, limite, respeito e transparência é possível educá-lo”, ressalta.

Porque o

Novo Mundo

São 30 anos de história construindo uma forte identidade e pessoas com fortes valores, tudo isso contribui para a escolha de muitos pais. A gerente administrativa Sheila Takedo Mielo tem duas filhas no Novo Mundo, suas meninas estão na escola desde o berçário, hoje elas estão com oito e nove anos. Sheila diz que o Novo Mundo é um ambiente onde suas filhas se sentem em casa e onde aprenderam muito. “Aqui elas aprenderam a se alimentar muito bem, com a hortinha feita por eles. Além disso, a equipe é muito bacana, a gente sente que é uma família, para mim foi muito importante, principalmente, porque não sou de Sabará”, destaca.

Já a Dona Ilza Rodrigues tem três netos na escola. Ela disse que escolha foi principalmente pela qualidade do ensino e pela excelência da equipe.

INFORMAÇÕES

E MATRÍCULAS

Rua Dr. Mário Sepúlveda, 80 Centro - Sabará

Tel: 3671-2113

EDUCAÇÃO
11 DE MAIO DE 2015
26 DE MARÇO DE 2019
Unindo forças pelo SENAI
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados