TERÇA-FEIRA, 23 DE JUL DE 2019
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NOTICIÁRIO - EDUCAÇÃO
06 DE DEZEMBRO DE 2018
Curso de Direito da Faculdade de Sabará conquista nota máxima na avaliação do MEC

Na pirâmide nacional da qualidade do ensino superior, a Faculdade de Sabará chegou no topo. Está entre as melhores do Brasil.

Afirmativa que pode ser ostentada por pouquíssimas Instituições de Ensino, geralmente, pelas grandes estruturas Universitárias, como USP, UFRJ, UFMG, e hoje, pela Faculdade de Sabará.

Poucos dias após ter recebido o Recredenciamento Institucional pelo MEC, posicionada nos padrões de excelência, também o seu Curso de Direito passou a ser destaque, obtendo o conceito 5, nota máxima para o Conceito de Curso (CC), conquistado em avaliação para fins de renovação de reconhecimento pelo MEC.

O conceito obtido indica: A Faculdade de Sabará ultrapassou os rigorosos padrões de qualidade definidos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e passou a ser referência. Portanto, conforme definição do próprio MEC, onde estiver a nota máxima alcançada, ali está uma referência a ser seguida.

Diante dos novos instrumentos de avaliação do ensino superior instituídos no final de 2017, marcados pelo rigor, pela larga abrangênciae por seus exigentes requisitos para mensurar qualidade, uma conquista deste calibre elevou formalmente a Faculdade de Sabará à condição de excelência.

A avaliação a que foisubmetida, compõe o momento mais definitivo dentro da sistemática avaliativa trienal preconizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), à luz, sobretudo, da Lei 10.861/04. Trata-se da avaliação in loco, que institui o conceito de curso (CC), superior ao conceito preliminar de curso (CPC), este, composto apenas por indicadores. O Conceito de Curso (CC) é totalmente objetivo, auferido por fiscalização presencial, se sobrepondo legalmente ao preliminar.

Calha dizer, que em todo o sistema avaliativo nacional, as exigências e os parâmetros são únicos,aplicáveis para todas as Faculdades, Centros Universitários e Universidades, sem que haja, nos instrumentos avaliativos, qualquer distinção entre as condições de tamanho, número de alunos e estrutura física das avaliadas. Dentro da mesma severidade, e em uma escala avaliativa que vai de 1 a 5, alcançar o conceito 3 significa ter alcançado os elevados padrões de qualidade exigidos pelo MEC para seguir ofertando o ensino superior. Superar esse patamar, e chegar em um conceito 4 é tarefa muito difícil, normalmente desincumbida pelos cursos das mais antigas e renomadas universidades brasileiras.O conceito 5, por sua vez, fica bem mais restrito e está reservado somente àqueles cursos considerados Referência no Ensino. Algo em torno de 7%, dentro de todos os cursos existentes no Brasil.

O Conceito 5 foi merecidamente conquistado. Vindos de diferentes estados da federação, os fiscais do MEC avaliaram de perto toda a Instituição, toda a estrutura física, todas as Coordenadorias, Núcleos e Comissões Próprias, a Extensão, a Pesquisa, a Pós-Graduação, a Secretaria Acadêmica, a Ouvidoria, o Corpo Docente, a Biblioteca e suas plataformas virtuais, as Condições de Acessibilidade com pleno atendimento à NBR9050, a Responsabilidade Social, as Políticas Acadêmicas e de Gestão, a Infraestrutura Tecnológica e suas Tecnologias da Informação e Comunicação, a Regularidade Fiscal, a Sustentabilidade Financeira, o Desenvolvimento Institucional, o Núcleo de Práticas Jurídicas, os Laboratórios, entre outros inúmeros quesitos.

O Conceito 5 é, de fato, uma vitória esplendorosa. Troféu para a Comunidade Acadêmica da Faculdade de Sabará e orgulho para a comunidade Sabarense. Fruto do trabalho conjunto, dedicado e desmedido. Êxito da entrega e do compromisso coletivo dos Dirigentes, Coordenadores, Professores, Funcionários e alunos da Faculdade de Sabará com os ideários da educação.

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