DOMINGO, 19 DE AGO DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - SOCIAIS
18 DE JULHO DE 2018
Adeus a Alberto Nicolau Munaier

No dia 3 de julho Sabará perdeu um de seus filhos ilustres, nos deixou Alberto Nicolau Munaier, na véspera de completar 90 anos, senhor Alberto partiu devido à problemas renais.

Nascido e criado em Sabará, senhor Alberto estudou em alguns escolas de Belo Horizonte tendo uma disciplina bem rígida e levou isso para a vida, criando os cinco filhos com a mesma postura. Além da disciplina, ele foi uma pessoa muito dinâmica o que contribuiu para a bem sucedida carreira de comerciante.

Alberto tentou a princípio uma carreira na medicina, mas como não gostava de ver sangue, logo percebeu que aquilo seria impossível. Então, o pai Nicolau, não teve dúvidas, abriu um comércio para o filho em Sete Lagoas, já que em Sabará já sustentava a famosa e tradicional loja do Nicolau. Após a morte da mãe, ainda jovem, Alberto voltou para Sabará e passou a ajudar o pai no seu comércio.

A carreira do comerciante foi exemplar, a Loja do Nicolau cresceu e os filhos de Alberto foram assumindo o tradicional comércio sabarense.

Senhor Alberto tinha uma grande paixão por viagens, o filho Aloísio conta que foram vários os passeios por diversas cidades de Minas Gerais, uma de suas preferidas era Poços de Caldas. “Achava linda aquela cidade e sempre quando retornava à Sabará, apontava os defeitos daqui”, conta Aloísio.

Embora nunca tenha se envolvido diretamente com a política, era muito politizado e se revoltava com a atual situação que o país está passando.

A disciplina que orientava a sua vida, também se aplicava à sua saúde. “Ele era muito disciplinado. Tomava todos os remédios, cuidava muito bem da saúde, qualquer ‘gripinha’, marcava um médico. Teve bons médicos e criou boas relações com todos, ao ponto dos médicos ligarem para ele, para saber como estava”, conta.

O comércio o aproximou de todos da cidade, eram muitos os amigos e era conhecido de todos. “Aqueles que ele não se lembrava o nome cumprimentava como ‘primo’. Muitos eram os primos”, diz Aloísio sorrindo.

Os filhos deram sequência ao seu comércio. Hoje a loja do Nicolau continua no principal ponto da cidade, praça Santa Rita. Em um prédio de 1931, estilo neoclássico que leva o tradicional leão com as iniciais “N.M Nicolau Munaier”, pai de senhor Alberto. Segundo Aloisio, o leão é uma incógnita, mas ele acredita que o animal representa a força, expondo também o jeito de seu avô, que era uma pessoa vaidosa e gostava de marcar de certa forma seus bens, desde um objeto pessoal, como um relógio, até uma imóvel, como é o caso do prédio, tudo levava a sua marca, as iniciais N.M.

Da tradicional Loja do Nicolau surgiram a Nicolau Fashion, a papelaria Real, a tecidos Marilia e ainda outra loja do Nicolau no Siderúrgica. Todos os comércios são comandados pelos filhos que herdaram o tino comercial do pai.

Senhor Alberto partiu deixando cinco filhos, oito netos, três bisnetos e muitos momentos bons, disciplina, respeito, ensinamentos e sabedoria.

SOCIAIS
02 DE ABRIL DE 2015
Campanha Eu amo minha mãe!
25 DE SETEMBRO DE 2017
Pão da Solidariedade
24 DE ABRIL DE 2018
Projeto Superar completa um ano
14 DE MAIO DE 2018
Ser mãe: um grande desafio
01 DE SETEMBRO DE 2017
Professor Carlão diz adeus!
27 DE JULHO DE 2018
E ela se foi: Nazinha!
29 DE AGOSTO DE 2017
A incansável luta pela vida
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados