QUARTA-FEIRA, 19 DE SET DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - SOCIAIS
02 DE JANEIRO DE 2018
Através da Fundação ArcelorMittal a Belgo Bekaert realiza várias ações sociais

Na corrente daqueles que fazem o bem para a sociedade encontramos também algumas empresas, entre elas está a Belgo Bekaert, uma parceria entre a ArcelorMittal S.A., e o maior produtor mundial de arames, a N.V. Bekaert.

Atualmente, a Belgo Bekaert possui unidades em Contagem, Sabará, Vespasiano e Itaúna e ainda nos estados de São Paulo e na Bahia. Em Sabará, possui uma fábrica de produção de arames que é muito utilizado no segmento de agronegócio em aplicações para cercamento em que não se pode utilizar o arame farpado.

A ação social é algo que está na origem da empresa, basta recordarmos a história de quase cem anos da Belgo Mineira na cidade para constatarmos que a organização sempre se preocupou com o social. A Belgo Bekaert herdou essa veia do bem e com o direcionamento da Fundação ArcelorMittal, realiza vários programas sociais focados na educação ambiental, cultural, ligados à saúde, esporte e voluntariado, em todos os municípios em que atua.

Estes programas buscam transformar realidades de forma efetiva. Ao possibilitar que crianças e adolescentes, em condições sociais menos favorecidas, tenham acesso, por exemplo, ao aprendizado de um instrumento musical, que é o que acontece no Projeto Acordes (Feira de Santana/ Bahia) e na Orquestra Jovem das Gerais (Contagem) ou então a conhecimentos técnicos, como o que acontece no projeto Cidade da Solda, aqui em Sabará, realizado há nove anos na Fraternidade Olhos da Luz que conta com o da empresa desde o início.

Segundo a equipe responsável pela a escolha de projetos a serem apoiados pela Belgo Bekaert, a decisão de apostar no Cidades da Solda se deve, principalmente, ao fato de que a empresa acredita e reconhece os importantes resultados gerados para os jovens que são beneficiados pelo projeto. Como existe uma fábrica localizada em Sabará, vários colaboradores residem na cidade. Desta forma, é muito significativo contribuir para que o município se desenvolva e possua uma mão de obra, cada vez mais, qualificada.

Além disso, como já foi dito, a história da Belgo Bekaert também teve início em Sabará, quando foi fundada a primeira unidade da Belgo Mineira, hoje ArcelorMittal, em 1921 e fazer parte do desenvolvimento da cidade é um compromisso histórico que a empresa tem com o município.

O segmento de solda é um dos mais importantes mercados de atuação da Belgo Bekaert e para a empresa é gratificante apoiar um projeto em que o produto principal é instrumento de transformação social ao possibilitar a capacitação de jovens tornando-os soldadores e com isto inseri-los no mercado de trabalho.

Ver estes jovens que, na maioria das vezes, estavam em situação de vulnerabilidade social terem a oportunidade de se tornarem profissionais, trabalharem e a partir disto conseguirem realizar seus objetivos é a maior recompensa que a empresa pode ter. Além disso, a Belgo enxerga que está contribuindo para formar profissionais que utilizam corretamente o arame produzido por ela e que possivelmente serão defensores da qualidade de seus produtos para solda e futuros consumidores.

Para o gerente de segmento da empresa, o engenheiro metalúrgico Edmundo Muniz Buzelli, integrante do comitê responsável por avaliar os projetos e um dos principais interlocutores entre a Belgo e a Fraternidade, a empresa também considerou importante a continuidade do projeto, mesmo diante de um cenário de crise econômica no país. “Acreditamos que é neste momento que devemos realmente somar forçar com instituições, órgãos públicos e com a comunidade para estarmos preparados para as oportunidades que surgirão. Capacitar estes jovens é contribuir para o futuro deles e da cidade”, diz.

Para Edmundo é muito importante e gratificante poder contribuir para melhorar a realidade das pessoas. “Os jovens beneficiados pelo Cidades da Solda possuem grande vulnerabilidade social e poucas perspectivas. Então, ao darmos um norte, a partir da capacitação e torná-los profissionais com bastante caráter técnico, que é um requisito importante para várias indústrias que possuem processos de soldagem, aumentamos a empregabilidade destes jovens e colaboramos para que consigam realizar seus sonhos. Acredito que se cada um fizer a sua parte, contribuindo da forma que puder, teremos uma sociedade mais justa e com menos desigualdade”, finaliza.

SOCIAIS
02 DE ABRIL DE 2015
Campanha Eu amo minha mãe!
25 DE SETEMBRO DE 2017
Pão da Solidariedade
24 DE ABRIL DE 2018
Projeto Superar completa um ano
14 DE MAIO DE 2018
Ser mãe: um grande desafio
11 DE SETEMBRO DE 2018
Um presente e um sonho realizado
27 DE JULHO DE 2018
E ela se foi: Nazinha!
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados