TERÇA-FEIRA, 24 DE OUT DE 2017
Untitled Document
NOTICIÁRIO - SAÚDE
06 DE OUTUBRO DE 2017
Combate aos escorpiões

Moradores de alguns bairros da cidade se assustam com infestação do aracnídeo

Águas Férreas, Villa Real e Morada da Serra, esses são alguns bairros da cidade, onde foi registrado o aparecimento de escorpiões causando muito medo à população.

No bairro Morada da Serra o animal trouxe pânico para pais, alunos e professores da Escola Municipal José Rodrigues da Silva, onde o aracnídeo apareceu muitas vezes.

Em nota a Prefeitura de Sabará informou que o Centro de Controle de Zoonoses compareceu à escola no dia 29 de junho e realizou a dedetização a fim de minimizar a ocorrência de baratas, principal alimento dos escorpiões. Além disso, inspecionou o local, juntamente com a Vigilância Sanitária, para verificar fatores no ambiente que propiciam o aparecimento dos animais. Foi elaborado um material informativo e, no dia 28 de setembro, representantes da Zoonoses se reuniram com os pais para prestarem orientações sobre os fatores que propiciam o aparecimento dos escorpiões, medidas de prevenção e o que fazer caso ocorra algum acidente. Nesse encontro, foi agendada uma nova reunião que ocorrerá neste mês de outubro e contará com a participação de representantes dos pais da escola, Associação de Moradores, e representantes da Secretaria de Meio Ambiente e do Centro de Controle de Zoonoses. Além disso, palestras de orientação estão sendo realizadas para alunos e colaboradores da instituição.

Nos bairros Águas Férreas e Villa Real a Zoonoses também atuou, em parceria com a Associação dos Moradores, para combater o problema.

O presidente da Associação do Bairro Villa Real, Fernando Lomelino, afirma que são vários os motivos que contribuem para o aparecimento de escorpiões e outros animais peçonhentos na região.

Na entrada do Villa Real está o bairro Águas Férreas que foi formado sem planejamento, por isso não possui muita infraestrutura. Segundo o presidente da associação, no local existem esgoto aberto, muito mato e outras situações que geram esse transtorno.

Além disso, outros problemas contribuíram para o aparecimento dos escorpiões. “Nesse tempo de seca, nós tivemos duas queimadas próximas ao Villa Real que foram provocadas pelo homem (um crime), com isso, os escorpiões tiveram que sair do seu habitat e procurarem outros lugares, chegando até a casa das pessoas”, conta. Ele atenta ainda para outro fator. “Em nosso bairro existe muita construção e as pessoas acumulam o resto de obras, madeira e materiais diversos, tanto e seus terrenos como na rua, isso atraí muitos os animais”.

Para resolver essa questão, a associação tem se empenhado e trabalhado em parceria com a Prefeitura. Fernando afirma que todas as vezes que acionou tanto a Secretaria de Meio Ambiente quanto o Controle de Zoonoses foi atendido, mas ressalta que a contribuição da população é fundamental. Por isso a associação tem atuado no sentido de conscientizar os moradores e ainda realizado ações para evitar o aparecimento desse tipo de animal no bairro.

Foi feito um trabalho de revitalização no bairro Águas Férreas. A Prefeitura realizou capina e limpeza na região, alguns moradores fizeram fossa, eliminando em parte o problema do esgoto aberto e, ainda foram feitas pulverizações e pintura com cal nas ruas. A empresa Emitaq, responsável pela construção de empreendimentos no Villa Real, também contribuiu na ação oferecendo mão de obra e material.

Para conscientizar os moradores foram distribuídos informativos com medidas de prevenção e orientações sobre como agir quando encontrar um escorpião ou for picado por ele. O presidente afirma que, além de distribuir panfletos, conversou com os moradores sobre a importância de manter os terrenos limpos e retirar restos de construções. Ele diz que alguns moradores já fizeram a limpeza, mas outros ainda não se conscientizaram. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente foi informada e, segundo Fernando, eles serão notificados e também poderão ser multados.

Escorpiões

Características:

Os escorpiões são animais peçonhentos e a espécie mais encontrada em nosso município é o escorpião amarelo. Sua picada provoca uma dor local intensa, mas também pode evoluir para reações mais graves, dependendo da idade e estado de saúde da pessoa que foi picada. Estes animais alimentam-se frequentemente de baratas e vivem em locais quentes, escuros e úmidos. Por isso são encontrados com frequencia na rede de esgoto, onde acham situações ideais para a sua sobrevivência como fartura de alimentos e proteção contra predadores naturais (aves). É através das redes de esgotos que eles se deslocam e entram nas casas. Os escorpiões costumam esconder-se em entulhos,pilhas de madeiras,telhas,materiais de construção, jornais ou papéis, sótão e porões e , eventualmente, em armários, banheiros e cozinhas.

Dicas de prevenção

- Vede todos os ralos, soleira das portas e todas as frestas de sua residência

- Vistorie roupas, toalhas e calçados antes e usá-los

Conserve quintais, jardins, garagens, porões sempre limpos, não acumule folhas secas, lixo e entulhos

- Como o principal alimento dos escorpiões é a barata, evite deixar alimentos expostos, embale o lixo em sacos plásticos e mantenha-os fechados.

O que fazer quando encontrar um escorpião

Entre em contato com o Centro de Controle de Zoonoses, agentes verificarão as condições de higiene da casa e orientarão sobre as formas de prevenção.

Em caso de acidentes, procure imediatamente o Hospital de Pronto Socorro João XXIII.

Centro do Controle de Zoonoses: 3674 6295

SAÚDE
06 DE OUTUBRO DE 2017
Combate aos escorpiões
29 DE JUNHO DE 2017
A criança e o mundo virtual
13 DE OUTUBRO DE 2017
20 DE FEVEREIRO DE 2017
Na luta contra o câncer
18 DE JULHO DE 2017
Cura através da energia!
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados