QUARTA-FEIRA, 12 DE DEZ DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CALENDÁRIOS E EVENTOS
25 DE SETEMBRO DE 2017
Durante o desfile de 7 de Setembro escolas municipais mostram a importância do resgate dos valores

De acordo com a história do nosso país, foram com essas palavras que Dom Pedro I, rompeu de vez as relações entre o Brasil e a Coroa Portuguesa, o grito da Independência aconteceu no dia 7 de setembro de 1822 às margens do Rio Ipiranga, São Paulo, marcando apara sempre uma importante página de nossa história.

Todos os anos a data é comemorada com desfiles cívico-militares em todo país. Em Sabará, o desfile reuniu os Poderes Executivo e Legislativo, todas as corporações militares, alunos e professores das escolas municipais e toda a população.

Às 8 da manhã a Praça Melo Viana já estava cheia para a concentração do desfile em comemoração ao Dia da Independência. Centenas de estudantes ostentavam alegremente o nome de suas escolas e traziam o tema do desfile estampado em suas roupas. A Secretaria Municipal de Educação escolheu como tema “Educação e Valores: A escola como espaço de formação para a cidadania”.

O assunto é de extrema relevância na formação das crianças, principalmente no momento em que vivemos no país, onde parece que todos os valores foram deixados de lado, para dar lugar à ganância e egoísmo que tem se embrenhado em todas as esferas de nossa sociedade.

Em seu discurso o prefeito Wander Borges discorreu sobre tema debatido nas escolas “Uma nação realmente independente coloca seus valores e os colocam no principio de todas suas decisões. Um país independente é aquele que lista de forma aguerrida pela igualdade de oportunidades para sua gente. Para o fortalecimento das instituições e pela transformação do pensamento social”, ressaltou.

Em relação á educação o prefeito destacou que é de suma importância para o país. “A educação é fundamental no ato do processo de construção ou de restauração de uma nação. É a educação que pode traçar um caminho para a concretização desse processo”

O prefeito disse que o tema proposto é bastante oportuno e, sobretudo coerente com os dias atuais, pois possibilita uma reflexão sobre a urgência e a dureza do trabalho que se apresenta. “Durante muitos deixamos de tratar com a devida importância assuntos que hoje demonstram graves que influenciam de forma negativa no tecido social”.

O comandante do 61º Batalhão da Policia Militar, tenente-coronel Mauro Lúcio, lembrou que a Polícia Militar tem como patrono o Alferes Tiradentes líder da Inconfidência Mineira, movimento que iniciou a luta pela independência do Brasil. O tenente-coronel destacou que 61º Batalhão está na cidade para proporcional á população tranquilidade e segurança. “Esse é nosso norte, esse é o nosso ideal”. O comandante destacou ainda que houve redução de mais de 26% de criminalidade na região onde o batalhão atua.

Premiação

Com base no tema a Secretaria de Educação promoveu um concurso de desenhos e slogans entre os estudantes, os primeiros colocados foram premiados durante cerimônia.

Entre eles estava João Vitor Meireles Venâncio que ficou em primeiro lugar na categoria desenho do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O estudante da Escola Municipal Professora Rosalina Alves Nogueira conta que desenhou uma pessoa ajudando a outra em uma praça, representando a bondade. A diretora da escola, Dulciléia dos Santos, diz que constantemente os valores são trabalhados com os alunos, mas como foi sugerido pela Secretaria de Educação o trabalho foi intensificado a partir de agosto. A diretora afirma que ficou muito feliz com a conquista do aluno.

A estudante Paula Fernanda Fraga da quinta série da Escola Municipal Afonso Maria da Silva, Ravena, ficou em segundo lugar na mesma categoria, ela conta que desenhou uma Igreja, crianças brincando e árvores para representar o meio ambiente. “Eu desenhei pensando no amor e na amizade. Não achei que fosse ganhar”, explicou.

A diretora da escola, Marilene da Silva Ferreira, afirmou que o tema foi muito propício e disse que a gente tem que regatar esses valores na escola, na comunidade e na família. Marilene estava muito orgulhosa com o segundo lugar de Paula e radiante de felicidade.

Vencedores

Desenho

Categoria I

1º João Victor Meireles Venâncio - 4º ano - E. M Professora Rosalina- Pompéu

2º Paula Fernanda Fraga - 5º ano - E.M. Afonso Maria da Silva - Ravena

3º Bryan Ribeiro Chagas Venâncio - 3º ano - E.M. Vereador Geraldo Alves Feitoza -

Categoria II EJA (Educação de jovens e adultos )

1º Rosemary de Jesus Jerônimo - E. M. Pe. Sebastião Tirino - centro

2º Elizabeh Penido dos Santos - E.M. Professora Elza Soares - General Carneiro

3º Humberto Tadeu dos Reis - ESAE/APAE - anos iniciais - Centro

Slogan

Categoria I

1º Ana Júlia Severino - E.M. Ordália Ferreira Campos - 6º ano _ Ravena

2º késia Pinheiro de Oliveira- 7º ano - E.M. Vereador José Lopes - Fátima

3º Carolina Estefane de Oliveira Knofel - 6º ano - E.M. Adão de Fátima Pereira - Alvorada

Categoria II - EJA

1º Jean Clovis Pereira - 3º ano - E.M. Elza Soares - General Carneiro

2º Cristiane Aparecida Souza - ESAE/APAE - 3º ANO - Centro

Escola Cidadã

E.M. Gabriela Leite Araújo - Fátima

CALENDÁRIOS E EVENTOS
07 DE JULHO DE 2015
Vem aí Sabará Rock Bier 2015
02 DE FEVEREIRO DE 2016
PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL 2016
21 DE MARÇO DE 2016
II Festa RETRÔ
08 DE FEVEREIRO DE 2018
A irreverência do Carnaval sabarense
07 DE MAIO DE 2018
Cores, fé e tradição
08 DE FEVEREIRO DE 2018
Fique por dentro do que vai rolar!
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados