DOMINGO, 19 DE AGO DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CULTURA
08 DE AGOSTO DE 2017
Projeto social trabalha com a melhora de autoestima de crianças e adolescentes

Superar, esse é o nome do projeto idealizado pelo psicólogo e pastor Evanézio Miranda com o objetivo de tirar crianças e adolescentes da ociosidade e afastá-los da criminalidade, já que vivem em situação de vulnerabilidade. “A finalidade é não deixar que as crianças se percam e resgatar aqueles que por algum motivo já se enveredaram para o caminho das drogas”, diz pastor Cláudio Nascimento, um dos voluntários.

O projeto acontece todos os sábados das 8h às 12h na quadra da Rua Montes Claros, bairro Vila são José, em General Carneiro. Cerca de 60 crianças e adolescentes participam das atividades semanalmente, já foram realizados mais de 100 inscritos, mas não são todos que aparecem toda semana.

As atividades desenvolvidas estão ligadas ao esporte e a cultura. Todos os encontros são abertos com uma palestra. Evanésio diz que nessas palestras são abordados temas como respeito aos idosos, racismo, relação familiar, o perigo das drogas e da criminalidade. Pastor Cláudio ministra algumas palestras, ele diz que a princípio os meninos só queriam saber das brincadeiras, mas agora eles estão mais receptivos e gostam da conversa. “Eu lembro que no primeiro dia, perguntei para eles qual era o sonho de cada um. Teve um menino que falou: ’Eu quero se bandido’. Isso me chocou. Então comecei a mostrar que eles podem ser muito melhor. Falamos muito da nossa vida, já que fomos criados em General, assim como eles e estudamos, nos formamos e hoje estamos ali passando coisas boas para eles, mostrando que eles são capazes de irem longe. Contar sempre a nossa história é uma ferramenta”, diz Cláudio.

Pastor Evanésio diz que o projeto entra para cobrir a lacuna deixada pelo Estado que vezes é ausente e também pela família que por muitas vezes é totalmente desestruturada. “Nós da comunidade temos essa função social de contribuir. Eu estudei na faculdade por cinco anos através do prouni, então me vejo na obrigação de retribuir para sociedade. O que me inquieta é pensar que tenho que fazer algo por alguém. O que me adianta ter título, se não faço nada por ninguém”, ressalta.

A principal atividade física do projeto é o futebol, já que a maioria das crianças gosta do esporte, mas também tem outras brincadeiras e sala de jogos diversos para os menores e para aqueles que não curtem muito o futebol.

Além dos voluntários, o projeto recebe apoio de pequenos comerciantes do bairro que ajudam com lanche e outras necessidades.

Como o projeto existe há apenas quatro meses, ainda está precário em alguns pontos. Os envolvidos dizem que precisam de bolas, material esportivo de forma geral, uniformes, jogos de tabuleiro e qualquer tipo de colaboração. Eles dizem que o lanche é fundamental, já que muitas crianças já vão para o projeto contando com o lanche, pois muitos não comem nada antes de sair de casa.

Eles contam com um apoio maior da Prefeitura que até o momento contribui com o espaço. O objetivo é regularizar a ONG, pois dessa forma terá um recurso assegurado e maior podendo contribuir ainda mais com a comunidade.

Para aqueles que querem participar do projeto basta comparecer na quadra sábados pela manhã e se inscreverem.

Mais informações através dos telefones: 99765 8132 (pastor Evanézio) ou 99338 5874 (pastor Cláudio)

CULTURA
08 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
27 DE ABRIL DE 2015
REGISTRO ÚNICO E INOVADOR
31 DE OUTUBRO DE 2017
Dez anos do Sarau de Sabará
05 DE MARÇO DE 2018
Carnaval da paz e da Alegria
05 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
29 DE MARÇO DE 2018
Mensageiros da paz e da alegria
13 DE OUTUBRO DE 2017
Diário de uma Alma
13 DE OUTUBRO DE 2017
Entre duas Pátrias
27 DE JULHO DE 2018
A arte de bordar
26 DE DEZEMBRO DE 2017
Paixões de uma vida em livros
21 DE NOVEMBRO DE 2017
Poeta das imagens
05 DE MARÇO DE 2018
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados