SÁBADO, 20 DE OUT DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CULTURA
08 DE JUNHO DE 2017
Momentos Poéticos: uma tradução do universo em forma de poesia

No dia 23 de junho será lançada na Faculdade de Sabará a obra Momentos Poéticos do professor José Eustáquio Evangelista. Em seu primeiro livro o escritor traz uma coletânea de poemas que retrata o que há de mais íntimos na condição humana, Eustáquio conta que procurou disseminar em todos os poemas o amor. “Eu falo para os meus alunos que a gente pode ser tudo e fazer tudo, mas não podemos distanciar do amor. Temos que fazer dele um canto, um recanto, tudo para vasculhar as nossas incongruências, nossas sombras. A finalidade do livro é justamente essa, mostrar em cada página que o amor existe, nem que seja através da poesia. Afinal a poesia é o canto, onde o amor pode florescer”, diz.

Em Momento Poéticos, o leitor vai encontrar, como bem definiu uma amiga do autor, uma tradução poética do universo; a paixão, a carne, a sedução, a inocência, o sonho, a plenitude, o efêmero, o sagrado e o profano.

A literatura é uma paixão que Eustáquio traz desde criança, influenciado por sua mãe que embora tivesse apenas o ensino primário era uma leitora assídua e gostava dos grandes nomes da literatura. “Ela era incrivelmente apaixonada por Guimarães Rosa, Camões, Charles Baudelaire, poeta francês fundador do simbolismo e poesia moderna, entre outros”, conta. O avô materno também carregava essa paixão pelas artes, era músico e um excelente violinista, tendo aprendido a tocar o violino sozinho.

Com essas influências Eustáquio se enveredou facilmente pelo mundo das letras e criou uma relação íntima com os poemas de Carlos Drummond de Andrade. Conhece tudo sobre o poeta mineiro e sempre gostou de declamar suas poesias. Em uma dessas, em uma reunião entre amigos, um colega professor descobriu sua paixão por Drummond e lhe presenteou com 120 cartas do poeta escritas de próprio punho, a admiração aflorou ainda mais. “Aquilo me encantou muito, sou músico, matemático, apaixonado por leitura. E através daquelas cartas eu me embrenhei no mundo poético de uma maneira diferenciada daquela proporcionada pelos livros”, diz.

Após viajar pelas cartas de Drummond, Eustáquio se entusiasmou e ganhou força para também se embrenhar no mundo da poesia, foi assim que o “Momentos Poéticos” começou a ganhar os primeiros contornos e hoje se tornou uma bela obra, concretizando um sonho do autor que afirma que outro livro já está sendo encaminhado.

Eustáquio é um multifacetado, com formação acadêmica em Engenharia, Matemática e Letras, lecionou por toda a vida. Já deu aula de português para o ensino fundamental, mas a maior parte de sua carreira acadêmica foi dedicada aos números. No ensino fundamental e médio trabalhou por anos como professor de matemática. Apesar de já ser aposentado, ainda leciona na Faculdade de Sabará, onde é professor de estatística e matemática financeira. E nas horas livres, é realmente livre, é poeta!

CULTURA
08 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
27 DE ABRIL DE 2015
REGISTRO ÚNICO E INOVADOR
31 DE OUTUBRO DE 2017
Dez anos do Sarau de Sabará
05 DE MARÇO DE 2018
Carnaval da paz e da Alegria
05 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
29 DE MARÇO DE 2018
Mensageiros da paz e da alegria
27 DE JULHO DE 2018
A arte de bordar
26 DE DEZEMBRO DE 2017
Paixões de uma vida em livros
21 DE NOVEMBRO DE 2017
Poeta das imagens
05 DE MARÇO DE 2018
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados