QUARTA-FEIRA, 19 DE SET DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - SOCIAIS
12 DE JULHO DE 2016
CICLO de encontros promove debate sobre direitos da criança e do adolescente em Minas Gerais

Primeira cidade-sede será Belo Horizonte, que receberá municípios da RMBH e do Centro-Oeste Mineiro. Municípios de norte a sul do estado também receberão encontros de formação e discussão. Oficinas fazem parte do projeto de elaboração do Plano Decenal dos Direitos de Crianças e Adolescentes

Com o objetivo de fortalecer os espaços de discussão e deliberação das políticas públicas dos direitos de crianças e adolescentes, o Instituto DH realiza entre julho e setembro de 2016 encontros de formação em Direitos Humanos e levantamento de dados sobre a situação da infância e da adolescência em dez regiões de Minas Gerais. O primeiro encontro será realizado em Belo Horizonte, nos dias 14 e 15 de julho, de 8 às 18 horas, no auditório do SENAC – Rua dos Guajajaras, 40, Centro (Edifício Mirafiori). O encontro é destinado aos atores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), como conselheiros tutelares, conselheiros de direitos, promotores, defensores públicos, lideranças da sociedade civil e instituições que lidam com o público de infanto-juvenil. As vagas são limitadas, sendo a participação condicionada à inscrição.

A proposta do encontro é, por meio de um processo de formação e diálogo com integrantes do SGD de municípios da região, mapear a situação da criança e do adolescente no contexto da Região Metropolitana e do Centro-Oeste mineiro. Os dados levantados irão compor um diagnóstico participativo que servirá de base para a construção preliminar do texto do Plano Decenal dos Direitos de Crianças e Adolescentes de Minas Gerais. O plano é um importante instrumento que consolida conquistas e propõe novas ações, diretrizes e estratégias para o fortalecimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) no estado. O documento será construído de maneira coletiva para publicação e distribuição em todo o território mineiro.

Outras nove cidades também sediarão esses encontros: Três Corações, Araxá, Uberlândia, Porteirinha, Araçuaí, Juiz de Fora, João Pinheiro, Pirapora e Peçanha. Assim como acontecerá em Belo Horizonte, municípios próximos a estas cidades também serão mobilizados para participar do evento e contribuir com o levantamento de informações sobre suas respectivas regiões.

O projeto

Em andamento desde fevereiro de 2016, o projeto “Preparação e Elaboração do Plano Decenal dos Direitos Humanos das Crianças e Adolescentes de Minas Gerais” é executado com a parceria institucional do Conselho Estadual dos Direitos de Crianças e Adolescentes (CEDCA/MG). É realizado por meio de um convênio firmado entre Instituto DH, Secretaria Especial de Direitos Humanos e Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CONANDA). Outras informações pelo telefone (31) 2535.0611 ou pelo e-mail planodecenal@institutodh.org

O Instituto DH

Fundado em 2007, o Instituto DH: Promoção, Pesquisa e Intervenção em Direitos Humanos e Cidadania é uma entidade da sociedade civil sediada em Belo Horizonte com a missão de agir em prol dos Direitos Humanos e da cidadania, fortalecendo a atuação de grupos, incentivando a integração da sociedade civil e órgãos públicos em Minas Gerais e no Brasil. Seu objetivo estatutário nº 1 é “apoiar a formação, o fortalecimento e a articulação de grupos e/ou organizações populares que tenham por objetivo a proteção, a promoção e/ou o desenvolvimento dos Direitos Humanos e da Cidadania em toda a sua amplitude”.

SERVIÇO

Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Primeiro encontro de formação e levantamento de dados sobre a situação da infância e da adolescência

Data: 14 e 15 de julho de 2016

Horário: 8h às 18h

Local: Auditório do SENAC – Ed. Mirafiori – Rua dos Guajajaras, 40, 15º/16º andar, Centro, Belo Horizonte

Informações: (31) 2535.0611 | planodecenal@institutodh.org | Facebook: Instituto DH

Link para inscrição: http://bit.ly/formularioPDCA (vagas limitadas!)

SOCIAIS
02 DE ABRIL DE 2015
Campanha Eu amo minha mãe!
25 DE SETEMBRO DE 2017
Pão da Solidariedade
24 DE ABRIL DE 2018
Projeto Superar completa um ano
14 DE MAIO DE 2018
Ser mãe: um grande desafio
11 DE SETEMBRO DE 2018
Um presente e um sonho realizado
27 DE JULHO DE 2018
E ela se foi: Nazinha!
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados