DOMINGO, 19 DE AGO DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CULTURA
28 DE AGOSTO DE 2015
Espetáculo “Armatrux, a banda” será apresentado em Sabará

Apresentação do musical de bonecos do Grupo de Teatro Armatrux encerra a programação do projeto Armatrux em Cena 2015

De junho a agosto, o Grupo de Teatro Armatrux esteve em Sabará desenvolvendo as atividades do projeto Armatrux em Cena 2015. A iniciativa trouxe a cidade oficinas técnicas e artísticas na área teatral, a fim de ampliar os espaços de interlocução entre a arte, a educação e a cultura. O projeto possui patrocínio da ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Sabará.

A ação caminha para seu encerramento com a Mostra de Resultados, que inclui a apresentação das cenas curtas criadas pelos alunos das oficinas, a instalação Paisagens Sonoras de Minas Gerais e o premiado musical de bonecos “Armatrux, A Banda”. O espetáculo tem direção musical e trilha sonora assinada pelo músico John Ulhôa, da Banda Pato Fu, e pelo comentarista esportivo Bob Faria.

A mostra de resultados acontecerá no dia 28 de agosto, sexta-feira, às 19h, no Centro Cultural Fundação ArcelorMittal (Rua da Ponte, 12, bairro Siderúrgica). Informações: (31) 3674-1550. A entrada é gratuita com retirada de ingressos 3 horas antes da apresentação.

No dia 29 de agosto às 9hainda acontece o bate-papo sobre a pesquisa Paisagens Sonoras de Minas Gerais. Durante o encontro o fotógrafo Bruno Magalhães e o produtor musical Anderson Guerra apresentarão o processo criativo da pesquisa que resultou em uma experiência sonora em várias dimensões sobre o povo mineiro.

Espaços de criação e compartilhamento para as artes cênicas

Durante três meses de trabalho, o projeto Armatrux em Cena 2015 levou a Sabará trêsoficinas: de atuação, técnica e montagem, e de fabricação de objetos cenográficos, além de convidar o fotógrafo Bruno Magalhães e o produtor musical Anderson Guerra para desenvolverem a pesquisa Paisagens Sonoras de Minas Gerais – projeto audiovisual que resultará em uma instalação fotográfica e sonora sobre os moradores da cidade e sua relação com o minério de ferro. Jovens estudantes, artistas, produtores culturais e pessoas da comunidade, entre 15 a 61 anos, participaram das ações formativas do projeto.

Para Paula Manata, integrante do Grupo de Teatro Armatrux, o diálogo e a troca com o público sempre são enriquecedores para o Armatrux: “Nossa oficina vai se desenvolvendo ao longo de um processo de conhecimento prático em conjunto com o grupo de alunos. Encontramos profissionais interessantes e experientes que contribuíram com nosso trabalho. Encontramos jovens estudantes de teatro que nos encantaram e que querem aprender algo especial que o teatro tem a oferecer”.

Sobre a edição do projeto em Sabará, Paula destaca: “Sabará possui uma cultura muito rica. Durante as aulas ainda foi possível conversar sobre a cidade, seus contos e lendas e assim conhecemos um pouco mais de Sabará, uma cidade linda e encantadora”.

A atriz Denise Leal, moradora da cidade, integrante da Cia Quinta Marcha e do grupo sabarense de teatro Sobrilá, participou da oficina “O ator, o objeto e a cena”, uma das ações do projeto, e acrescenta: “Sabará vive um momento de efervescência e não só de arte. Poder participar da oficina, ver tantos jovens com vontade de poder dizer algo através da arte, trabalhar com o Armatrux, um dos grupos que admiro em Belo Horizonte, é uma oportunidade incrível. Uma semente está sendo plantada, que nós sabarenses teremos de regar para que essa mudança, que tanto queremos, aconteça”.

O projeto Armatrux em Cena tem como objetivo principal incentivar o protagonismo artístico e técnico no campo das artes cênicas e o desenvolvimento de espaços de criação locais e autorais. Ao propor atividades de formação, o grupo pretende compartilhar o conhecimento e a técnica do Armatruxcomos artistas locais e interessados, proporcionando uma contínua formação teatral e artística a partir da experiência do grupo.

Armatrux Grupo de Teatro

O Grupo de Teatro Armatrux é uma companhia que se destaca no cenário teatral brasileiro, tendo sua trajetória pautada pela constante experimentação artística e explorando diferentes linguagens na construção de suas peças. Criado em 1991, em Belo Horizonte, o Armatrux completa 24 anos de premiada pesquisa teatral, composta por 18 espetáculos, apresentações nacionais e internacionais, incluindo mais de 50 cidades do interior do estado de Minas Gerais.

O Grupo criou uma linguagem própria, resultado de um intenso processo de pesquisa e formação, assim como de ricas parcerias com diretores convidados. São responsáveis por montagens compostas por uma estética que une harmonicamente elementos do teatro físico, da dança, da música, do circo, da performance e do teatro de bonecos e de variedades. Com 24 anos de trajetória, o Armatrux é uma das companhias que dá visibilidade às artes cênicas de Minas Gerais no cenário brasileiro e internacional, com montagens para públicos de todas as idades.

ArcelorMittal

A ArcelorMittal Brasil é a maior produtora de aços longos e planos da América Latina. Constituída em dezembro de 2005, reúne a ArcelorMittal Tubarão, a ArcelorMittal Aços Longos e a ArcelorMittal Vega. Faz parte do grupo ArcelorMittal, maior fabricante de aço do mundo, com presença em mais de 60 países e plantas industriais instaladas em mais de 20 países, responsáveis por 6% de todo aço bruto produzido em 2013. Guiado por uma filosofia para produzir aço de forma segura e sustentável, o grupo ArcelorMittal é o principal fornecedor de aço de qualidade nos mercados globais automotivo, de construção, eletrodomésticos e embalagens, com pesquisa e desenvolvimento de ponta e amplas redes de distribuição. Além da fabricação e transformação do aço, a ArcelorMittal está presente no Brasil em frentes tão diversas como mineração, distribuição, geração de energia para uso próprio, produção de biorredutor sólido renovável (carvão vegetal), serviços, tecnologia da informação e responsabilidade social.

Armatrux em Cena

Sabará

Programação

Mostra de Resultados

Data: 28 de agosto

Instalação Paisagens Sonoras das Minas Gerais, às 19h

Apresentação das Cenas curtas criadas na oficina “O ator, o objeto e a cena”, às 20h

Apresentação do espetáculo “Armatrux, a Banda”às 21 h

Distribuição de ingressos: 3 horas antes da programação

Limite de 2 ingressos por pessoa.

Capacidade do auditório: 104 lugares

“Armatrux, a banda” é uma banda de bonecos composta por quatro personagens vindos de universos distintos e uma convidada especial, a Pianista Mafalda Jackson. O musical tem direção musical e trilha sonora assinada pelo músico John Ulhôa, da Banda Pato Fu, e pelo comentarista esportivo Bob Faria. Os desenhos dos bonecos foram criados pelo artista gráfico Conrado Almada. Com uma interpretação vibrante, os bonecos ganham vida e arrebatam o público em um show com muitas luzes, fumaça e efeitos especiais, construindo um universo musical cheio de surpresas. No repertório o público poderá conferir músicas como Dancin’ Days (Nelson Motta), Tenho (Sandro de America e Oscar Anderle), 4 Cordas (John Ulhôa e Bob Faria), Asaftasardemdoemashemorróidasídem (Bob Faria), 5 Letras (John Ulhôa e Bob Faria), Mac Man (Bob Faria) e Balança Pança (Karnak).

Bate-papo Paisagens Sonoras de Minas Gerais

29 de agosto, de 9 às 13h

O fotógrafo Bruno Magalhães e o produtor musical Anderson Guerra são convidados do Grupo de Teatro Armatrux para fazer parte do Projeto “Armatrux em Cena” desenvolvendo o trabalho de pesquisa sonora e visual sobre as cidades mineiras, tendo como elemento principal a ligação com o minério de ferro. A equipe irá visitar as cidades estabelecidas buscando vestígios históricos e arquitetônicos, elementos naturais, paisagens ou personagens que irão ilustrar a premissa base descrita acima. Durante a apresentação os autores falarão sobre a pesquisa desenvolvida através de uma instalação fotográfica-sonora, cujo objetivo é mostrar a relação entre a atividade mineradora e a formação do povo mineiro.

Palestrantes:Anderson Guerra e Bruno Magalhães (Convidados do Grupo Armatrux).

Local de realização: Centro Cultural Fundação ArcelorMittal (R. Da Ponte, 12 – Bairro Siderúrgica, Sabará/MG). Informações: (31) 3674-1550

CULTURA
08 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
27 DE ABRIL DE 2015
REGISTRO ÚNICO E INOVADOR
31 DE OUTUBRO DE 2017
Dez anos do Sarau de Sabará
05 DE MARÇO DE 2018
Carnaval da paz e da Alegria
05 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
29 DE MARÇO DE 2018
Mensageiros da paz e da alegria
13 DE OUTUBRO DE 2017
Diário de uma Alma
13 DE OUTUBRO DE 2017
Entre duas Pátrias
27 DE JULHO DE 2018
A arte de bordar
26 DE DEZEMBRO DE 2017
Paixões de uma vida em livros
21 DE NOVEMBRO DE 2017
Poeta das imagens
05 DE MARÇO DE 2018
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados