DOMINGO, 16 DE DEZ DE 2018
Untitled Document
NOTICIÁRIO - CULTURA
18 DE JUNHO DE 2015
Grupo de Teatro Armatrux abre novas inscrições

Grupo de Teatro Armatrux abre novas inscrições para o projeto Armatrux em Cena que acontece em Sabará!

A iniciativa convida a comunidade local a participar de atividades formativas gratuitas na área teatral, fotográfica e audiovisual.

Os artistas e a comunidade em geral de Sabará/MG poderão se inscrever para participar das ações do projeto Armatrux em Cena, realizado pela ArcelorMittal e pelo Grupo de Teatro Armatrux.

As inscrições podem ser feitas a partir do dia 17 de junho no Centro Cultural Fundação ArcelorMittal (R. Da Ponte, 12 – Bairro Siderúrgica – Sabará/MG) ou via internet (consulte o formulário na rede social facebook.com/armatrux.grupodeteatro). As vagas são limitadas e destinadas a pessoas acima de 15 anos.

Tendo como objetivo incentivar o protagonismo artístico e técnico no campo das artes cênicas e o desenvolvimento de espaços de criação locais e autorais, serão oferecidas no projeto as oficinas de Técnica e Montagem e Fabricação de bonecos e objetos de cena.

O bate-papo Paisagens sonoras de Minas Gerais também faz parte da programação, em que o público poderá conferir a pesquisa sonora e visual sobre as cidades mineiras realizada pelo fotógrafo Bruno Magalhães e o produtor musical Anderson Guerra. Durante a apresentação, os palestrantes falarão sobre a pesquisa desenvolvida na cidade através de uma instalação fotográfica-sonora, cujo objetivo é mostrar a relação entre a atividade mineradora e a formação do povo mineiro.

As ações do Armatrux em Cena estão acontecendo na cidade desde o dia 15 de junho, quando teve início a oficina O ator, o objeto e a cena e a pesquisa Paisagens Sonoras de Minas Gerais.

Todas as atividades são certificadas, o que as caracteriza como ações de formação e profissionalização.

O projeto

A principal proposta do Armatrux em Cena é difundir as artes cênicas e constituir espaços de interlocução entre a arte, a educação e a cultura. O objetivo é compartilhar o conhecimento e a técnica do Armatrux junto aos artistas locais e interessados, proporcionando uma contínua formação teatral e artística a partir da experiência do grupo. Em 2015, o Armatruxcompleta 24 anos de trajetória como uma das companhias mineiras de maior destaque no cenário teatral do Brasil.

No município de Sabará o projeto conta com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Prefeitura Municipal de Sabará é parceira da iniciativa.

Para a ArcelorMittal, o Armatrux em Cena é um instrumento importante para a formação de artistas, públicos e plateias, diretriz prevista em sua Política do Investimento Cultural. Dessa maneira, a empresa espera movimentar o cenário cultural, contribuir para a profissionalização do setor e ampliar o acesso das comunidades a atrações de qualidade.

Armatrux Grupo de Teatro

O Grupo de Teatro Armatrux é uma das companhias de destaque do cenário teatral brasileiro que tem sua trajetória pautada pela constante experimentação artística, explorando diferentes linguagens na construção de suas peças. Criado em 1991, em Belo Horizonte, o Armatrux completa 24 anos de premiada pesquisa teatral, composta por 18 espetáculos, apresentações nacionais e internacionais, incluindo mais de 50 cidades do interior do estado de Minas Gerais.

O Grupo criou uma linguagem própria, resultado de um intenso processo de pesquisa e formação, assim como de ricas parcerias com diretores convidados como Andrea Caruso, Eid Ribeiro, Paulinho Polika e Rodrigo Robleño. São responsáveis por montagens compostas por uma estética que une elementos de forma harmônica doteatro físico, da dança, da música, do circo, da performance e do teatro de bonecos e de variedades. Com 24 anos de trajetória, o Armatrux é uma das companhias que dá visibilidade às artes cênicas de Minas Gerais no cenário brasileiro e internacional, com montagens para públicos de todas as idades.

ArcelorMittal

A ArcelorMittal Brasil é a maior produtora de aços longos e planos da América Latina. Constituída em dezembro de 2005, reúne a ArcelorMittal Tubarão, a ArcelorMittal Aços Longos e a ArcelorMittal Vega. Faz parte do grupo ArcelorMittal, maior fabricante de aço do mundo, com presença em mais de 60 países e plantas industriais instaladas em mais de 20 países, responsáveis por 6% de todo aço bruto produzido em 2013. Guiado por uma filosofia para produzir aço de forma segura e sustentável, o grupo ArcelorMittal é o principal fornecedor de aço de qualidade nos mercados globais automotivo, de construção, eletrodomésticos e embalagens, com pesquisa e desenvolvimento de ponta e amplas redes de distribuição. Além da fabricação e transformação do aço, a ArcelorMittal está presente no Brasil em frentes tão diversas como mineração, distribuição, geração de energia para uso próprio, produção de biorredutor sólido renovável (carvão vegetal), serviços, tecnologia da informação e responsabilidade social.

Armatrux em Cena

Programação

Todas as atividades são gratuitas e as vagas são limitadas.

A Idade mínima para participação é 15 anos

O resultado será informado no local de realização das atividades e via e-mail para os participantes selecionados.

Local de realização: Centro Cultural Fundação ArcelorMittal (R. Da Ponte, 12 – Bairro Siderúrgica, Sabará/MG).

Informações: (31) 3674-1550

Oficina Técnica e Montagem

De 30 de junho a 03 de julho, 18h às 22h

Duração: 16 horas/aula | Vagas: 30 alunos

Sinopse:

A oficina abordará os aspectos técnicos de uma montagem teatral com ênfase no palco Italiano. Durante as aulas, serão apresentados e desenvolvidos junto aos alunos conceitos elementares de iluminação, sonorização e cenotécnica. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos consigam identificar os elementos que compõem a caixa cênica, bem como os equipamentos de iluminação e sonorização profissional, mais comuns aos palcos brasileiros. Nos primeiros encontros será feita uma abordagem teórica sobre as três áreas. A partir do reconhecimento por parte dos alunos dos equipamentos e estruturas de um teatro, eles serão submetidos à uma prática de montagem técnica orientada pelos professores.

Público Alvo: Atores, estudantes de teatro e interessados em geral

Professores: Rogério Araújo e Cristiano Araújo (Grupo Armatrux)

Inscrições: de 17 a 24 de junho

Resultado da seleção: 25 de junho

Formulário de cadastro: http://bit.ly/TecnicaeMontagemArmatruxemCena

CULTURA
08 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
27 DE ABRIL DE 2015
REGISTRO ÚNICO E INOVADOR
05 DE MARÇO DE 2018
Carnaval da paz e da Alegria
05 DE MARÇO DE 2018
Paixão pela literatura
29 DE MARÇO DE 2018
Mensageiros da paz e da alegria
27 DE JULHO DE 2018
A arte de bordar
26 DE DEZEMBRO DE 2017
Paixões de uma vida em livros
05 DE MARÇO DE 2018
SIGA A FOLHA DE SABARÁ:
2015 © Todos os direitos reservados